SOBRE
O Centro de Desenvolvimento da Personalidade, especializado em atendimento psicológico é regido por Idania Peña Grass, psicóloga com mais de 30 anos de experiência clínica. O diferencial deste Centro está no enfoque Histórico-Cultural com o qual trabalha, baseado na Teoria de L. S. Vigotsky. Parte-se do critério que o desenvolvimento da personalidade acontece em todas as idades, circunstâncias e que está intimamente atrelado ao funcionamento do cérebro e suas estruturas neuropsicológicas. Os mecanismos psicológicos e neuropsicológicos que constituem forças internas podem ser identificados, resgatados e/ou desenvolvidos pela própria pessoa durante o processo psicoterapêutico, pois ela acompanha passo a passo o seu processo.
O sentido da vida e o significado dos relacionamentos construídos na história particular de cada indivíduo ocupam um lugar relevante na terapia. Os métodos e procedimentos terapêuticos são diversos e se caracterizam pelo seu dinamismo, estes foram elaborados a partir da experiência clínica e da aplicação dos princípios básicos esboçados na sua tese de doutorado sobre a atividade volitiva segundo a abordagem Vigotskiana, promovendo o automovimento e a autoestimulacão consciente.
Muitas pessoas sem qualquer tipo de transtorno ou doença procuram atendimento porque precisam de orientação e/ou aconselhamento tais como: pais que desejam aprender a lidar com situações de filhos adolescentes, crianças talentosas, tomadas de decisões e mudanças da dinâmica familiar, situações escolares, sexualidade, luto e morte, entre outros. Adolescentes, jovens e adultos procuram Orientação Vocacional e realizam testes específicos para tal. Casais solicitam ajuda para melhorar o relacionamento. Aposentados e idosos procuram atendimento para enfrentar essa etapa da vida. Escolas solicitam orientação para casos de determinados alunos. Enfim diversas questões que preocupam o ser humano. A diversidade dos atendimentos é possível porque em todos os casos se trabalha com um conceito básico, a Zona de Desenvolvimento Potencial, que permite o rápido automovimento na pessoa.
Outras pessoas procuram o serviço porque apresentam alterações tais que dificultam o desempenho cotidiano e provocam sofrimento, desajustes, tristeza, medo, pânico, fobia, insônia, insegurança, elevada ansiedade, obesidade, transtornos alimentares etc. Outros desejam tratar as diversas formas de dependência, entre elas álcool e outras drogas. São atendidos também pacientes que combinam o atendimento psiquiátrico, neurológico, oncológico, endocrinológico, dermatológico, cardiológico, etc., com a psicoterapia. Por exemplo, pessoas com sintomas corporais, sem causas orgânicas comprovadas nos exames clínicos. Entre elas estão: queda de cabelo, ganho ou perda excessivo de peso, escoriações ou manchas na pele, transtornos gastrointestinais, alimentares, entre outros.
A abordagem da relação mente-corpo a partir de determinadas formações psicológicas permite o restabelecimento da saúde e do equilíbrio. Vários fatores podem adiar a procura de atendimento psicológico pela pessoa, um deles é a ideia de que tal serviço é para aqueles que têm problemas mentais, ou a noção muitas vezes ingénua de que por si só encontrará a solução. O resultado com frequência é o agravamento da situação ou problema, podem aparecer sintomas de maior complexidade e até o desenvolvimento de alguma doença. A pessoa pode carregar durante muito tempo queixas de tipo psicológico sem saber que o processo psicoterapêutico facilitaria a compreensão e a elaboração de mecanismos de enfrentamento.
